Ultimas

2 de setembro de 2015

A Maloca de Livros: Uma minibiblioteca livre

Jurema Rangel é professora universitária, Mestre em Educação. Reside parte do mês na cidade do Rio de Janeiro e parte em Friburgo.
 O projeto Maloca de Livros é uma iniciativa individual, que não possui nenhuma parceria com órgão público ou particular. Foi iniciado em 30 de janeiro de 2015, na cidade serrana de Nova Friburgo/ RJ.  A paixão pelos livros desenvolvida desde a infância impulsionou-a a realizar o projeto Maloca de Livros, uma mini biblioteca livre, inspirado em iniciativas existentes no estrangeiro e no Brasil. A ideia é desburocratizar o acesso ao livro, democratizar a leitura, difundir o conhecimento por meio de uma corrente de leitores solidários. Ela acredita que livros não devem ficar nas estantes e sim circularem. O propósito de Jurema Rangel é incentivar a leitura, ajudar aqueles que não dispõem de facilidades para adquirir livros, colaborar para a formação de leitores mais reflexivos e críticos.
Os leitores podem pegar o livro, ler, emprestar e/ou devolver, sem nenhum ônus. Nesse sentido, Jurema acredita que é necessária uma mudança na forma de pensar das pessoas, pois como não há nenhum controle burocrático, espera-se que os livros retornem para afim de que estejam disponíveis para os demais leitores.
Os livros arrecadados, entre amigos e no seu próprio acervo, são disponibilizados em um caixote. Os usuários também são incentivados a doarem seus livros. Qualquer gênero de livro é bem vindo, excluindo os livros acadêmicos, didáticos e em língua estrangeira. A Maloca de Livros está alocada na entrada do Restaurante Oca Maloca Downtown, que gentilmente cedeu espaço para o projeto.
Serviço:
MALOCA DE LIVROS - biblioteca livre
Local: Restaurante Oca Maloca Downtown
Praça Dermeval Barbosa Moreira, nº - Wilisau Center - Centro - Nova Friburgo – RJ Tel: (22) 2523-6715
Horário de funcionamento: De Terça-feira a Domingo (Terça a sábado de 11h às 22h - Domingo de 11h às 16h).

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Barato Cultural
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates